Apenas 3 de 54 empresas convocadas participam da 1ª rodada de negociação de Acordo Coletivo dos Jornalistas




Sindjor-MT



Apenas três dos 54 veículos de comunicação e empresas que empregam jornalistas, convocados pelo Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) para comparecer à primeira rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018 da categoria, encaminharam representantes à sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE/MT), realizada na manhã desta terça-feira (25.04), em Cuiabá. Foram eles: RDNews, TV Cidade Verde, e Folhamax. O representante do Repórter MT foi embora antes da rodada começar, alegando ter muito trabalho e não poder ficar. A negociação estava marcada para 8h, mas teve início às 8h40. Estiveram presentes cinco dos 11 diretores da gestão colegiada “Sindicato é pra lutar”: Silvia Calicchio, Luana Soutos, Adriana Nascimento, Mylena Petrucelli e Priscila Mendes.





Neste primeiro momento, houve acordo de não negociar nenhuma das 48 cláusulas apresentadas pela categoria, apenas que fossem apresentados os pontos sociais alterados desde o último acordo, com validade entre maio de 2016 e abril de 2017. As cláusulas foram esclarecidas e serão levadas para conhecimento dos empregadores, para que seus representantes tragam suas considerações na segunda rodada,  marcada para o dia 3 de maio, das 8h às 11h, também mediada pela SRTE, na sede da Superintendência. Vale lembrar que a base também pode comparecer para acompanhar as rodadas.

Nesta terça, foram apresentadas, além das cláusulas novas ou modificadas, as consideradas “didáticas”, uma vez que são previstas em lei e, mesmo assim, muitas vezes desconsideradas pelos empregadores. Entre elas está a carga horária do jornalista que é de cinco horas, e não oito, como o mercado tem praticado. Também foi esclarecido que, seja qual for o salário pago acima do piso para que o jornalista trabalhe horas a mais, estas não podem ultrapassar duas horas diárias e deve ser respeitado o descanso intrajornada (horário de almoço). No caso de seis horas, o descanso deve ser de 15 minutos e no caso de sete, descanso de uma a duas horas.






PARTICIPE DA PRÓXIMA RODADA DE NEGOCIAÇÃO!

DATA: quarta-feira, 03 de maio
HORÁRIO: 8h
LOCAL: sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), localizada na Rua São Joaquim, número 345 – Porto (ao lado do Sesc Arsenal).


Comentários

Postagens mais visitadas