29 de out de 2015

Repugnante - Diário de Cuiabá se mantém à custa de suor e lágrimas... dos funcionários

Há duas décadas é a mesma história. Entra ano e sai ano e o jornal Diário de Cuiabá, vive uma ‘crise eterna’. Sob a gestão de Gustavo Oliveira atrasa constantemente os salários chegando a dever, a um único funcionário, 79 salários sem previsão de que um dia vá pagar. Como ele consegue? É fácil. O proprietário cultua entre os funcionários a ‘Síndrome de Estocolmo’ onde o algoz é visto como protetor. Assim, eles esperam receber porque, ao cobrarem, ele está ‘sempre vendo uma forma de pagar’.
O diretor de redação do Diário de Cuiabá, Gustavo Oliveira, alega, há 20 anos, aos funcionários que o jornal está em crise

Enquanto ele sorri os funcionários não podem fazer o mesmo diante de uma vida como a mostrada nas fotos da casa em que mora o fotógrafo Lorival Fernandes

Sua tática é a seguinte: ao invés de cumprir com o calendário de pagamento dos salários, como manda a lei, ele usa de todos os argumentos para manter quem entra em ‘cativeiro financeiro’. Sim, porque promete que vai pagar e vai atrasando e atrasando, até a pessoa ficar refém da promessa de seu sustento e não conseguir sair do local esperando receber para quitar suas dívidas. O mais cruel é que, para manter a chama da esperança acesa o proprietário promove a retirada de ‘vales’;o pagamento pela metade ou o pagamento de um grupo considerado mais essencial em detrimento de outros que, por serem mais humildes, reclamam menos, ou nem isso.

Grito por socorro

É o caso do fotógrafo Lorival Fernandes, que trabalha há20 anos no referido jornal e que, esta semana,chocou e sensibilizouos colegas jornalistas de Mato Grosso ao expor numa rede social, a situação de miséria na qual vive com a esposa. Nela, pede ‘pelo amor de Deus’ que os amigos o ajudem, pois o barraco em que mora não tem telhado que possa abrigá-lo da chuva e está caindo, já que é feito de pedaços de madeira. Com as chuvas se aproximando dá para entender seu desespero.

Na madrugada desta quarta-feira (27) choveu. Ainda assim, o fotógrafo não faltou com seu compromisso pela manhã de estar em seu local de trabalho e cumprir sua função ainda que seu patrão não cumpra com a dele. A situação tem ainda o agravante de que, quando ciente do desabafo do funcionário de forma pública, este Gustavo Oliveira deu ordem para que ele retirasse a postagem para não ‘expor’ o veículo. Humilde, Lorival retirou. O que Gustavo Oliveira não contava é que os amigos já haviam repassado a situação para frente e todos estão mobilizados para fazer o que o sustento dele deveria garantir: um teto sob sua cabeça.

E não pensem os jornalistas que somente Lorival colhe miséria como resultado de aguentar caladoessa forma desumana detrabalho. Este será o destino de toda a categoria se esta não chegar, em breve, a um consenso para mudar a aceitação pacífica desta forma deturpada das relações de trabalho promovidas pelos donos de veículos de comunicação. Deturpação esta que já é seguida há dez anos pelo concorrente Folha do Estado.

Estranho pensar em Lorivalchegar a esta situação de pedir socorro apesar de não estar desempregado. E também como a categoria não consegue resolver a equação sobre como o Diário de Cuiabá se mantém no mercado há mais de 40 anos, recebendo, inclusive, ajuda de todas as esferas governamentais, para se manter ativa à custa da miséria humana e não consegue se erguer a fim de dar dignidade aos funcionários, ainda que tardia.

Como ajudar:os interessados em ajudar de forma rápida Lorival basta depositar qualquer quantia na conta:
Banco Itaú
Agência 7692
Conta 01957-8
CPF 182.036.201.91

A ajuda também pode ser em forma de materiais de construção e em trabalho de mutirão para erguer sua casa. Basta entrar em contato pelo facebook dele.

Lois Lane - Assessoria Sindjor

9 comentários:

Walderson disse...

Cada empresário que explora os funcionários e nada acontece com esses chefes...

Anônimo disse...

Eu não acredito que um fotografo de jornal more num barraco daqueles, ta me parecendo mutreta.

rafael leandro dos santos Leandro disse...

EU ACREDITO PORQ EU O CONHEÇO E POR COINCIDENCIA CONHEÇO ALGUNS FUNCIONARIOS DESSE VEICULO NA MESMA SITUAÇAO...

Adriana disse...

Infelizmente, é a pura realidade. Tbm o conheço.

Anônimo disse...

PURA VERDADE ...ELE NÃO É O ÚNICO COMO SOBREVIVER DE VALES ...A CADA SESSENTA DIA .....NÃO É FÁCIL !!!

Luiz sevla disse...

Agora quero ver a foto da casinha do senhor GUSTAVO OLIVEIRA propietário do Diário de Cuiabá, já que ele alega dificuldades e crise na empresa para não pagar os funcionários, ele tbm deve esta na pior, ou será que não????... isso é pura safadeza, falta de vergonha na cara, a justiça tem mais e que penhorar os bens desse cidadão pra fazer com que ele honrre os salários daqueles que o sustena

Anônimo disse...

*um teto sobre sua cabeça.

Unknown disse...

Só quem trabalha ou já trabalhou nessa empresa pode entender o que é ficar meses sem receber salarios.

Bom Dia!
É um absurdo isso, enquanto dono de de jornal fica de boa, os jornalistas
ficam na pendenga na esperança de receber os atrasados.Muita safadeza!
Só quem não é da área fala besteira, como esse tal "Antônio"...pois nesse
jornal conheço vários jornalistas que passam por humilhações sendo cobrado todo dia
sem resposta para seus credores, e acreditando nas falsas promessas do
proprietário, mentiras deslavadas. Fico indignado o quanto jornalistas em MT
são tratados pior que chachorros, enganados. Pior é que a nossa branda justiça não toma uma atitude, nem as secretarias de comunicação, que pagam e publicam nesse jornal. Deveria ser
diferente, jornal não paga funcionário em dia, não tem verba da SECOM, municipal e estadual.
Só que tem um porém...esse povo de prefeitura e governo tem medo dos ógãos de imprensa ou rabo preso. E por fim...quem se ferra são os jornalistas.
Volta Jesus!!!