AÇÃO - Diretoria busca reajuste salarial para 2014

Lois Lane – Assessoria Sindjor/MT

A data-base de reajuste salarial dos jornalistas de Mato Grosso (1 de maio) passou, mas a diretoria colegiada do Sindicato dos Jornalistas deste Estado ainda busca conseguir o reajuste para este mês de setembro retroativo a maio. No momento a assessoria jurídica sindical organiza a carta de convocação das empresas que serão arroladas para a rodada de negociações, que acontece no próximo dia 16, às 14h, na sede da entidade.

A demora em chegar a este ponto da campanha se deu pelo fato de a gestão #VemPraLuta ter assumido no mês de junho deste ano tendo que, além desta demanda, organizar questões administrativas da entidade e outras pontuais de atraso de salários recorrentes em alguns veículos de comunicação. A atual diretoria também teve que conseguir recursos para pagar a assessoria jurídica para esta solicitação, uma vez que, embora num universo de cerca de 1200 sindicalizados, apenas 12% destes pagam em dia a contribuição sindical, permitindo a obtenção e valores não só para pagar o advogado, mas também manter dois funcionários que atuam diariamente na entidade para atender a categoria.

Valores
O Sindicato defende o piso nacional de R$ 3270,00, proposto pelo deputado federal André Moura por meio do Projeto de Lei nº 2960/2011. Também vai amarrar direitos trabalhistas a serem garantidos com assinatura do ACORDO COLETIVO. A diretoria colegiada vai solicitar ainda às empresas a correção salarial pelo INPC deste ano, que é de 6.08% e, para as empresas que não deram reajuste em 2013, também pedir que seja feito a correção inflacionária daquele ano, cujo índice foi 7,16%.