DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

14 de jul de 2014

PRÊMIO - Inscrições ao Vladimir Herzog vão até dia 5 de agosto


Há muito tempo que os jornalistas de Mato Grosso não participam de prêmios nacionais, ou seja, estão se alijando do processo de participação na democracia e dos problemas sociais do país ao deixarem de apresentar trabalhos que podem ser referência a outras localidades. Uma boa oportunidade para mudar esse quadro é o prêmio ‘Vladimir Herzog’, que abriu inscrições no último dia 25 de junho e tem prazo até 5 de agosto. A ideia de criar um prêmio que denunciasse a repressão, atribuindo-lhe o nome de Vladimir Herzog, surgiu dentro do Comitê Brasileiro de Anistia (CBA) de Minas Gerais, então presidido por Helena Grecco, em 1977, dois anos após o assassinato do jornalista Vladimir Herzog nas dependências do DOI/CODI, em São Paulo.

O respeito que a sociedade e os jornalistas de todo o Brasil dedicam ao prêmio Vladimir Herzog pode ser comprovado pelo volume de trabalhos inscritos. Todos os anos, mais de 300 chegam de todo o Brasil. É importante notar que os ganhadores não recebem qualquer quantia em dinheiro, o prêmio é disputado exatamente pelo seu prestígio.

Um dos prêmios mais antigos do Brasil, ele continua vinculado à luta pelos Direitos Humanos e Cidadania, sem envolvimento de empresas, instituições e segmentos jornalísticos.Anualmente são premiadas nove categorias: Artes / Fotografia / Jornais / Rádio / Revista / Internet / TV – Documentário / TV – Jornalismo e Tema Especial. Já foram agraciados inúmeros profissionais que militam nos principais veículos impressos e eletrônicos do País.

Inscrições

A participação no 36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é aberta a todos os jornalistas profissionais brasileiros devidamente registrados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTb) e suas equipes.
Os trabalhos inscritos nesta 36ª edição devem ter sido publicados ou apresentados ao público no período compreendido entre 5 de agosto de 2013 e 5 de agosto de 2014.

As inscrições serão feitas pela internet através do site Prêmio Vladimir Herzog (http://www.premiovladimirherzog.org.br) mediante o preenchimento completo da Ficha de Inscrição on- line e o envio do material produzido em arquivo no formato e tamanho indicados.

(Lois Lane - Assessoria Sindjor-MT com site do prêmio)

Nenhum comentário: