DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

30 de jul de 2014

PRÊMIO - Abertas inscrições para o 2º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana Sustentável



Promovido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, o vencedor vai a New York conhecer de perto as melhores práticas internacionais em transportes e mobilidade urbana


Tornar o transporte mais eficiente, sustentável e acessível caminha de mãos dadas com a melhoria da qualidade de vida e a redução da desigualdade. Para ampliar e qualificar o debate em torno do tema, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) promove este ano o 2º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana Sustentável.

"Em todo o mundo, as pessoas não querem mais ficar sentadas em seus carros em engarrafamentos intermináveis, nem se sentir ameaçadas ao sair de bicicleta. Elas querem estar em cidades com uma circulação acessível a todos, em um ambiente saudável e cheio de vida", justifica Clarisse Linke, diretora do ITDP Brasil. "Cidades que enfrentarem seus desafios em mobilidade urbana vão dar um salto e o papel da mídia e do jornalista é decisivo para inspirar essa transformação", complementa Clarisse.

Até o dia 22 de agosto jornalistas poderão inscrever suas matérias e artigos relacionados ao tema, publicados em veículos de grande circulação entre janeiro de 2013 a julho de 2014. Um comitê de especialistas selecionará três finalistas (um vencedor e duas menções honrosas), com base em critérios como qualidade das informações, grau de inovação e relevância para a sociedade.

Assim como no ano passado, o vencedor ganhará uma visita técnica à New York em novembro deste ano para conhecer boas práticas de promoção de transportes de baixo carbono, desincentivo ao uso do automóvel, desenvolvimento urbano sustentável e políticas públicas.

Júlio Lamas (Brasil), Ivan Ramirez (México) e Pablo Tomino (Argentina), vencedores da primeira edição do prêmio (em 2013), durante visita técnica a New York

"New York mostra que é possível criar uma cidade competitiva ao investir em transportes mais sustentáveis, espaços públicos de qualidade e áreas verdes”, conta o jornalista Julio Lamas, vencedor da primeira edição do prêmio em 2013 com a matéria 'Como desatar este nó', publicada pela revista National Geographic, que concorreu com mais de 50 matérias de 17 veículos diferentes. Para Júlio, o prêmio é importante para atrair mais investimento e interesse pelo assunto nas redações. Atualmente, Julio assina a coluna Urbanidades, no site Planeta Sustentável.

O prêmio ocorre simultaneamente nos escritórios regionais do ITDP México e Argentina. Para se inscrever, baixe o regulamento do prêmio e os termos de autorização do jornalista e editor.

O 2º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana conta com o patrocínio do Banco Itaú e apoio da Transporte Ativo e ANDI - Comunicação e Direitos.

(Thais Lima - Coordenadora de Comunicação  |  ITDP Brasil)

Nenhum comentário: