DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

16 de jul de 2014

INSALUBRIDADE -Empresa submete jornalistas ao convívio de ratos e escorpiões

Representantes da diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) foram, na manhã desta segunda-feira (14.07), ao Ministério Público do Trabalho (MPT) protocolar denúncia contra a direção do jornal Folha do Estado. O motivo é a insalubridade recorrente da redação na qual trabalham 20 profissionais todos os dias tendo que conviver com escorpiões e ratos além de goteiras e sol forte. Contudo a direção do Sindjor não pôde fazer a denúncia uma vez que já houve uma reclamação anônima de mesmo cunho em junho deste ano e, na próxima segunda-feira (21.07), a procuradora Thalyse Campos Souza Zaffani, que encontra-se de férias, deve dar seu parecer sobre o caso.
A denúncia proposta pelo anônimo indica ainda que, além da insalubridade a empresa ainda tem a contumaz forma de atrasar salários, não pagar verbas rescisórias e nem deposita o FGTS dos funcionários. Além desta denúncia o MPT ainda tem mais três processos ajuizados contra a Folha do Estado que também devem ter desfecho em breve.
O Sindjor informa aos associados que vai acompanhar os passos do processo instaurado e fornecerá informações sempre que novidades ocorrerem. Também alerta não só aos jornalistas da Folha do Estado como de outros veículos de comunicação que passam pelos mesmos problemas que as denúncias podem ser feitas no site do MPT de forma anônima e a entidade sindical também está aberta a orientar no que for preciso.
Reunião
Esse e outros assuntos pertinentes à categoria serão discutidos na reunião semanal aberta a todos os associados que acontece nesta quarta-feira, às 18h30, na sede da entidade.
(Lois Lane -  Assessoria Sindjor-MT)

Nenhum comentário: