30 de out de 2012

Sindicato prepara segunda edição do prêmio estadual de jornalismo

1º edição teve 108 trabalhos inscritos

Começaram os preparativos para o 2º Prêmio Mato-grossense de Jornalismo "Pedro Rocha Jucá", que será entregue em 26 de janeiro do ano que vem. A abertura da inscrições, assim como o lançamento do edital, ocorrerá na segunda-feira (próximo dia 5). Assim como foi na primeira edição, o segundo prêmio será de tema livre. Dessa vez, os principais homenageados da grande festa do jornalismo mato-grossense serão o jornalista Nelson Severino - que atua no estado desde a década de 70 - e a jornalista Dora Lemos (in memorian). Dora já foi presidenta do Sindicato dos Jornalista de Mato Grosso (Sindjor-MT). O prêmio Pedro Rocha Jucá terá as seguintes categorias: Impresso (Jornal e Revista); Rádio; TV; fotojornalismo; Internet (sites e blogs); Estudante; e Grande Reportagem. O prêmio é realizado pelo Sindjor, com a intenção de valorizar o trabalho dos profissionais que atuam no estado. Somado a isso, o evento busca preservar a história do jornalismo mato-grossense, assim como homenagear os comunicadores que ajudaram a construir essa história.

9 comentários:

Dani Danchura disse...

E a categoria assessoria? quando é que vai entrar? Nós somos jornalistas também, ou não?

Marcio Camilo disse...

Olá Dani,

Quanto a essa situação, a diretoria do Sindjor analisa que os jornalistas que trabalham em assessoria de imprensa estão inseridos em todas categorias. Por exemplo: se o assessor trabalha num site, ele concorre na categoria internet. Se trabalha na TV, ele concorre na categoria TV, e assim sucessivamente. Bom, mas pensando bem, essa mesma crítica foi feita ano passado e talvez seja o momento de reavaliarmos essa falta de uma categoria específica para os assessores de impressa. Por isso, levarei a sua intervenção para a próxima reunião ordinária do sindicato, que ocorrerá na segunda-feira (5.10), na sede do Sindicato, as 19h30. Você está convidadíssima! Abraços.

Marcio Camilo - Diretor de Cultura(Sindjor-MT)

Anônimo disse...

Gente, por favor né, presidenta não né, deixe esse capricho da Dilma apenas para os órgãos oficiais de imprensa do governo que são obrigados a chamá-la de presidenta. No mais sempre foi usado presidente para se referir mulheres no comando em qualquer outro lugar. Me recuso a escrever presidenta.

Lais Costa Marques disse...

Isso mesmo, Dani Danchura! Migramos de atuação, mas não de profissão. Campanha Assessor também é jornalista!!!!

Anônimo disse...

Muito Bem Dani e Lais,então como ficamos?Dá até pra imaginar o apresentador na noite da premiação: ...e o prêmio de melhor assessora vai para....Fulana de Tal....com o press release "rasgando a seda"para a UNIMED/cbá! Agora puxa-saco ganha prêmio?

Robson Fraga disse...

Dessa vez quero participar!

Lindsey Bueno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lindsey Bueno disse...

Oi pessoal.
Acho muito válido abrir mesmo para a participação de assessores. Ao contrário do que li no comentário de "Anônimo", penso que não se deve premiar sobre quem é ou não o melhor assessor, mas sim o trabalho desenvolvido por este jornalista. Sou assessora e participei da 1ª edição do Prêmio, quando fui uma das finalistas na categoria Fotojornalismo. Fiquei muito honrada, já que a fotografia é um hobby e eu estava concorrendo com outros ótimos profissionais. A Diretoria do Sindjor foi inovadora e compreensiva quando estipulou essa possibilidade de participação.
Parabéns pela inciativa! Ações como esta estimulam ainda mais a prática jornalística e acabam servindo para quebrar esse paradigma de que Assessoria não é Jornalismo.
Abraço a todos!

Lindsey Bueno

Unknown disse...

Tenho várias reportagens feitas no Mato Grosso e sobre o Mato Grosso para veículos da imprensa brasileira. Haverá a categoria imprensa nacional/revistas/impresso?

Att.

Ariosto Mesquita - DRT/MG 3474