VII SIMPÓSIO DE JORNALISMO DA UNEMAT\ALTO ARAGUAIA - Conferência de abertura destaca relação entre eleições e imagem na mídia


Professor doutor Paulo da Rocha Dias, da UFMT\Cuiabá, associa tema com sensacionalismo e simulações


Da assessoria
(Gibran Luis Lachowski)

O VII Simpósio de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)\campus Alto Araguaia começa hoje (terça-feira, 25), tendo como destaque a conferência “A imagem na mídia: estética do espetáculo, identidade, persuasão...”, que se refere ao tema do evento. A palestra será feita a partir das 19h pelo professor doutor em Comunicação Paulo da Rocha Dias, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)\campus Cuiabá.

O Simpósio é organizado pelo Departamento de Comunicação Social da Unemat e se estende até sexta-feira (28) com palestras, oficinas, minicursos, trabalhos científicos, festival de vídeos e realização de prêmio de jornalismo entre acadêmicos. O evento espera cerca de 100 pessoas entre acadêmicos, professores e população local.

Dias adiantou que em sua conferência fará uma conexão entre eleições, sensacionalismo e a capacidade que a mídia tem de criar simulacros. O historiador britânico Lawrence Reese e os pensadores franceses Guy Debord e Jean Baudrillard vão lhe dar suporte teórico na discussão sobre imagem na mídia.

A atuação acadêmica de Dias é em Teoria e Ética do Jornalismo, com enfoque em teoria da comunicação e comunicação ligada a assuntos como política, religião, cidadania e cultura.

A mediação da conferência será efetuada pela jornalista e professora mestre Giovanna Betine, da Unemat. Nas posições de debatedores, os jornalistas e professores mestres Eduardo Medeiros, da mesma instituição, e Nara Chaves Mourão, do curso de Comunicação da UFMT\campus Barra do Garças.

“Nosso objetivo com o tema ‘A imagem na mídia’ é discutir algo que está muito presente no dia a dia das pessoas. Afinal, a mídia é uma fábrica de imagens, e usa isto em toda a sua programação”, explica Betine, integrante da equipe de organização do Simpósio.

Programação

Na noite de amanhã (quarta, 27) o jornalista Rodrigo Vargas, que atua em Cuiabá e foi correspondente da “Folha de São Paulo” em Mato Grosso, discute a relação entre vida de repórter com estética do espetáculo e sensacionalismo.

O Simpósio tem 12 oficinas\minicursos, entre eles de humor no jornalismo, jornalismo e literatura, jornalismo e meio ambiente, edição e radiojornalismo, expressão oral e reportagem auxiliada por computador. Mais informações constam do blog do evento: 7simposiodejornalismo.blogspot.com.br

Mais informações com professor da Unemat e jornalista Gibran Luis Lachowski, membro da comissão organizadora do evento, pelo 66 9612-5018 e pelo e-mail simposiodejornalismo.unemat@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas