DIA DO JORNALISTA: Lugar de jornalista é na luta!

Neste sábado, 7 de abril, comemoramos o Dia do Jornalista. É um momento de comemoração e reflexão. Comemorar é sempre bom, principalmente se nos referimos à essência verdadeira da palavra: lembrar em conjunto. Refletir também é essencial para o crescimento.

Digo isso porque o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) vem fazendo muitas ações nos últimos anos e isso não pode ser esquecido. Muito ainda precisa ser feito, é verdade, mas não podemos esquecer também que por 3 anos consecutivos conseguimos promover campanhas salariais e garantir aumento do piso, obtivemos terreno para nossa sede no Centro Político Administrativo, retomamos o prêmio estadual de jornalismo, as festas do bloco Imprensando o Bebum, festa junina, adotamos planejamentos anuais, aumentamos fiscalização das condições de trabalho nas empresas, criamos nosso site e a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira), enfim, trabalhamos muito!

Muito mais precisa ser feito, como já disse, mas, para isso, o Sindjor depende de cada jornalista, diagramador, repórter, editor, repórter fotográfico, repórter cinematográfico e todos aqueles que integram a categoria. É por isso que aproveitamos esse momento para fazer também uma reflexão: as condições de trabalho em Mato Grosso estão cada vez piores, salários mais baixos e isso precisa mudar. Mas só mudará quando a nossa categoria entender que é ela que tem que dar um basta!

A situação que temos no Estado reflete diretamente a mobilização da categoria. Um sindicato não pode ser apenas o representante legal de determinado segmento, pelo contrário, tem que agir organicamente com a classe. O Sindjor não resolve nada sozinho e é por isso que aproveitamos esse momento para agradecer a todos os que contribuem com o grupo, convidar para um engajamento cada vez maior e também aqueles que não participam ainda podem comparecer às reuniões ordinárias de segundas-feiras, às 19h.

Para finalizar, gostaria de dizer ainda que no próximo dia 7 de junho o Sindjor completará 40 anos. Isso é um bom momento para promovermos novas medidas e participarmos cada vez mais. Temos que buscar um jornalismo e um sindicato que mudem as coisas e não apenas mantenham o que já está por aí.

Téo Meneses
Presidente do Sindjor/MT - Gestão "O Sindicato é Você" (2012-2014)