Jornalistas de MT abrem campanha salarial 2012 HOJE (19)

Jornalistas de Mato Grosso abrem hoje (19/03) a campanha salarial de 2012. A categoria irá se reunir em assembleia geral às 20 horas na sede do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), que fica na Avenida MT, 167, no Centro de Cuiabá.

A diretoria do Sindjor-MT está fazendo campanha de mobilização para convocar a categoria, através do mailling do Sindicato, do Facebook e do Twitter, além da conversa boca-a-boca. Acompanhe também no site www.sindjormt.org.br.

Na assembleia, além de estabelecer um piso que será reivindicado nas rodadas de negociação com o empresariado das comunicações, os jornalistas vão também analisar as outras cláusulas econômicas e sociais do acordo coletivo, que terá validade de maio deste ano a maio do ano que vem.

O piso vigente de R$ 1.500 não atende à categoria, que se sente mal remunerada. Para além do salário, os jornalistas também estão extremamente preocupados com o assédio moral nas empresas e com a contratação excessiva de estudantes. Há estagiários sendo explorados como se fossem formados ganhando muito pouco, conforme denúncias que chegam ao Sindicato.

A campanha será acompanhada pelo advogado Marcos Dantas, assessor jurídico do Sindjor.
O piso do jornalista em Mato Grosso está muito aquém do maior piso do Brasil que é de R$ 2.324,05, praticado em Alagoas. Apesar do custo de vida aqui ser reconhecidamente mais elevado. Confira aqui a tabela de pisos.

É importante destacar que está em trâmite no Congresso Nacional o Projeto de Lei, de autoria do deputado federal André Moura (PSC/SE) que institui piso nacional para jornalistas de R$ 3.270. Leia mais sobre isso aqui.