27 de mar de 2012

CAMPANHA SALARIAL 2012: Jornalistas aprovam pauta de reivindicação

Foto: Gilmar Ramos
Jornalistas de Mato Grosso, reunidos em assembleia geral na noite dessa segunda-feira (26), aprovaram a campanha salarial 2012/2013, que inclui pauta de reivindicação com 46 pontos. Entre eles está inclusive novo piso para a categoria do Estado no valor de R$ 3.270,00 para jornada de trabalho de 30 horas semanais, que representa o piso único nacional defendido no Projeto de Lei nº 2960/11, do deputado federal André Moura (PSC-SE).

A pauta será apresentada nos próximos dias às empresas do Estado na tentativa de firmar um acordo coletivo. Divididas em cláusulas econômicas e sociais, as reivindicações mantêm grande parte do que já foi acordado em anos anteriores e inclui a exigência de colete à prova de balas para repórteres que acompanham operações policiais, seguro de vida para os profissionais, licença maternidade de 6 meses, grades de segurança para proteção de quem usa veículos de emissoras de TV transportando equipamentos e multa para empresas no caso de descumprimento de qualquer uma das cláusulas.

O aumento para o piso é de 118%, mas o índice deve valer também para profissionais que ganham acima do piso atual de R$ 1.500,00. O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) acredita que a reivindicação é uma forma de valorizar a categoria, recuperar perdas históricas amargadas por anos e alinhar o Estado com a discussão nacional sobre um piso único para o país. O acordo coletivo de 2011/2012 pode ser visto neste link do site do Sindicato.

A assembleia geral dos jornalistas foi realizada na Associação de Docentes da UFMT (Adufmat) e reuniu profissionais de dezenas de empresas.