Prêmio Sindjor-MT aproxima categoria e fortalece luta dos jornalistas; veja as fotos!

A primeira edição do Prêmio de Jornalismo promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) foi um sucesso! Excelente oportunidade para aproximar a categoria e fortalecer a luta. Essa avaliação esteve presente na fala de homenageados e premiados no evento, realizado na sexta-feira, 20 de janeiro, na sede da Associação Mato-grossense dos Magistrados (AMAM).

Em um dos momentos mais esperados da noite, a jornalista Laura Lucena falou ao lado do pai, o jornalista Adeildo Lucena, um dos fundadores do Sindjor-MT. Também foram homenageados os jornalistas Auro Ida e Eugênio Carvalho, in memorian.

Durante o anúncio dos ganhadores, apresentado por Johnny Marcus, outros importantes jornalistas locais, que ajudaram a construir a história da categoria em Mato Grosso, contribuindo com a formação dos profissionais e/ou com a organização sindical da categoria, como Tinho Costa Marques e Suzi Bonfim, também participaram da cerimônia, entregando os troféus aos premiados.

Um a um, os vencedores de cada categoria demonstravam que o prêmio de R$ 1.000,00 tem sim sua importância, mas o reconhecimento do seu trabalho tem valor ainda maior. Na categoria Impresso, a jornalista Alecy Alves ficou em primeiro lugar, com a inscrição da série "Rio Cuiabá". Na categoria Foto, o prêmio foi para o repórter fotográfico Myke Toscano.

A vencedora da categoria Televisão foi Franchesca Bogo, com a matéria "Superfaturamento em Medicamentos". Na categoria Internet, Kleber Lima levou o prêmio com a matéria "AGE informa prejuízos". E a premiada na categoria Estudante foi Jéssica Benitez, que concorreu com a matéria "Copa 2014: crianças na mira do turismo sexual".

Entusiasmada, a vencedora do Grande Prêmio Auro Ida, Alecy Alves, falou da paixão que motiva os jornalistas a seguirem na função e do sentimento de satisfação quando se tem o trabalho reconhecido. A jornalista tem um belo histórico de premiações e é muito admirada pelos colegas, mas trabalha em um dos jornais mais complicados do Estado, no que se refere ao cumprimento dos direitos trabalhistas.

As matérias inscritas nas categorias Rádio e Mídia Comunitária, conforme avaliou o júri, não atenderam às regras do edital, como, por exemplo, a exigência de ser reportagem e não apenas matéria noticiosa. Segundo o regulamento, o tema da premiação era “Mato Grosso em Foco”, podendo se candidatar jornalistas que apresentassem reportagens que abordassem qualquer assunto relacionado ao Estado. Temas nacionais e internacionais também puderam concorrer, desde que contextualizados para a realidade regional. De acordo com as normas jornalísticas, reportagem pressupõe várias fontes, aprofundamento, humanização e análise.

“Os momentos de alegria e festa são realmente muito importantes para todos nós, mas é preciso lembrar que as vitórias só podem ser atingidas se a categoria estiver organizada para lutar. Cada um de nós sabe que é muito difícil a vida e a correria do dia-a-dia, mas no final a gente pode ter o reconhecimento. É assim que nós vemos a realização desse evento, como uma das vitórias que a nossa organização e força coletiva nos deu. E agora esperamos que tenhamos ainda mais força para dar um passo ainda maior, que é conseguir construir a nossa sede”, afirma o presidente do Sindjor-MT, Téo Meneses.