2 de dez de 2011

Senado aprova PEC do diploma! Jornalistas comemoram!

O Senado aprovou nessa quarta-feira (31), em primeiro turno, a proposta de emenda constitucional que retoma a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo.

O texto do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) questiona o Supremo Tribunal Federal, que derrubou em 2009 a exigência do diploma, alegando que isso contraria a Constituição, em artigo que trata sobre liberdade de expressão.

A votação terminou com aprovação (65 a 7).

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que desde 2009 vem tentando reverter a decisão do STF, comemorou o trâmite positivo.

Um dos deputados que votou contra o diploma foi Fernando Collor (PTB-AL), para quem as faculdades têm formado "jornalistas analfabetos".

Os três senadores de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), Pedro Taques (PDT) e Jaime Campos (DEM) votaram pelo diploma.

Para que seja conclusa, a matéria agora volta ao Congresso e depois ao Senado.