DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

21 de set de 2011

Oficina irá capacitar comunicadores sobre trabalho infantil

São convidados jornalistas, publicitários, relações públicas, repórteres fotográficos e radialistas que atuam na mídia mato-grossense

Utilizar mão de obra de crianças e adolescentes é crime. Embora as ações para erradicação desta prática sejam freqüentes, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009 apontou que existem 80 mil crianças entre 05 e 17 anos em situação de trabalho infantil em Mato Grosso, sendo 65% nos meios urbanos. Com o objetivo de ampliar esta discussão social, proporcionando para formadores de opinião informações sobre a abordagem eficaz deste assunto, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti) realiza uma Oficina de Capacitação para Comunicadores.

O evento é coordenado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e organizado no Estado pela Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep) e Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). Esta ação faz parte do início dos trabalhos para divulgação do projeto Me Encontrei, que será executado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), com o intuito de promover o ensino básico e a capacitação profissional de crianças e adolescentes em situação de risco.

A participação na Oficina de Comunicadores é gratuita e as vagas são limitadas. A ação será realizada no dia 22 de setembro, quinta-feira, no auditório do Sistema Fiemt, das 8h às 10h. São convidados jornalistas, publicitários, relações públicas, repórteres fotográficos e radialistas que atuam na mídia mato-grossense. A palestrante será a jornalista Milena Oliveira, do Cipó Comunicação Interativa, organização civil sem fins lucrativos ligada à Agência de Notícias dos Direitos da Criança (Andi), com experiência em monitoramento de mídia, produção oficinas, pautas e notícias voltadas para os direitos de crianças e adolescentes.

Interessados em participar devem entrar em contato com a Assessoria de Imprensa do Sistema Fiemt pelo telefone (65) 3611-1516 ou imprensa1@fiemt.com.br.

FEPETI
O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti) foi criado em 2008 por iniciativa da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE/MT) e se constitui em um espaço de discussão entre governo, entidades e sociedade civil sobre formas de combate à exploração do trabalho infantil. Em 2009, ações estruturadas do programa levaram a implantação do Plano Estadual para a Erradicação do Trabalho Infantil e a criação da Agenda de Trabalho Decente para Mato Grosso.

Confira aqui Carta Convite para o evento, elaborada pela Coordenação Nacional do Programa de Cooperação Horizontal contra o Trabalho Infantil

FONTE: Sistema Fiemt

Nenhum comentário: