NOTA DE REPÚDIO ÀS CONDIÇÕES PREVISTAS EM EDITAL PARA CONCURSO DA PREFEITURA DE VG QUANTO AO CARGO DE JORNALISTA

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) vem por meio desta nota pública repudiar veementemente as condições previstas em edital do Concurso Público da Prefeitura de Várzea Grande que abriu três vagas para o cargo de jornalista ou Técnico em Nível Superior – Perfil Comunicação Social. Veja o edital aqui. O Sindjor-MT reconhece a importância desse concurso e inclusive lutou muito para que ele fosse realizado. Mas reivindica que a Prefeitura corrija a jornada de 40 horas semanais exigida em edital pelas 5 horas diárias garantidas por lei, a quem exerce o jornalismo, sob pena de recorrermos à justiça, caso a correção não seja feita imediatamente. O Sindicato também reivindica que a Prefeitura considere o piso fechado em Campanha Salarial em 2011, que é R$ 1.500, e descarte o salário de R$ 829,70, proposto no edital, valor bem abaixo do praticado pelo mercado em Mato Grosso, na capital e inclusive no interior. Os jornalistas consideram essa proposta uma verdadeira aberração, uma total falta de respeito com toda a categoria. Quanto à exigência de Graduação Plena em Comunicação Social e registro no respectivo Órgão de Classe, o Sindicato reitera que isso é de fato necessário para a valorização da nossa profissão hoje em dia tão precarizada. A diretoria do Sindjor lembra ainda ao prefeito Tião da Zaeli (sem partido) que ele havia ventilado a possibilidade de abrir cerca de 10 vagas para jornalistas, o que é muito diferente de três. O Sindjor-MT encaminhará um documento diretamente à Prefeitura de Várzea Grande exigindo retratação imediata. Mais respeito com os trabalhadores da imprensa!

A DIRETORIA

Carlos Folles disse…
Não se pode exigir de mais,de quem só tem manos a oferecer. Vivemos sob as asas da desqualificação, descompromisso, desmandos e acima de tudo do despreparo para qualquer que seja as ações dos nossos políticos e colaboradores, seja do Legislativo ou Executivo. Que qualidade podera este municipio oferecer em educação se oferece aos Professores um obulo como pagamento, se o salario oferecido a saúde já vem doente assim como esta a população, então esses que ai estão jamais respeitariam "piso salarial" se é que sabem o que significa isto. Resta-nos então REPUDIAR" contra todos que ou mau intencionados ou mau preparados desvalorizam toda uma Classe, ou melhor, toda uma população.
Carlos Folles disse…
Maurilio Mederix disse…
Oferecer esse salário vergonhoso é apenas para NÃO ADMITIR UM CONCURSADO QUALQUER - e sim aqueles que melhor atendem aos interesses do gestor. Depois é só dar um jeitinho de aumentar o salário com cargo confiança ou diária ou qualquer outra forma igualmente vergonhosa para quem aceitar. E quanto à carga horária de 40h... vamos combinar... nem 30 nem 20! A Prefeitura de Várzea Grande não é famosa pelo cumprimento de horários.
Maurilio Mederix disse…
O bom e velho CORONELISMO matogrossense está de volta! SANECAP (e sua venda), SUS (e sua venda - OSS) E AGORA MAIS ESSA! Nada diferente da avalanche de desmandos que a classe política vêm impetrando em Cuiabá e em MT.
Fernanda Vasconcelos disse…
A questão é que não se pode impor quantidades de vagas isso e aquilo. É a lei da oferta e da demanda, procura quem se interessa, afinal não é só o teto e jornada de trabalho de jornalistas que esta em jogo, existem demais profissões que também forão que desfavorecidas.