8 de ago de 2011

Seminário discutirá mudanças climáticas e REDD em Cuiabá

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Mudanças Climáticas e REDD, organizado pelo Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD, nos dias 15 e 16 de agosto. O evento será realizado no Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso – SINTEP, que fica na Rua Mestre João Guimarães, 102, no bairro Bandeirantes em Cuiabá. As inscrições são gratuitas e o evento é aberto ao público, para que a sociedade tenha a oportunidade de debater, sobre os efeitos causados pelas mudanças climáticas, além de poder conhecer mais a respeito do Projeto de “Monitoramento dos
Impactos Ambientais Causados pela Produção de Agrocombustíveis” no estado.

O seminário tem como objetivo apresentar e debater os temas entre as afiliadas do Formad e a população, mostrando os aspectos naturais e antrópicos, que causam os efeitos climáticos, e como esse efeitos atingem os trabalhadores rurais e urbanos. A exposição sobre REDD e as políticas públicas que o envolvem, será feita pelo Instituto Centro de Vida, que apresentará subsídios para uma avaliação das possibilidades
e sobre seus impactos em Mato Grosso.

O Formad já trabalha há mais de uma década organizando, promovendo e formulando ações e debates ligados a área socioambiental no estado. Para Merel van der Mark, secretária executiva do Formad, “o espaço é de fundamental importância para que as entidades que compõem o quadro do Fórum, possam se nivelar em torno do assunto, e apresentar as diversas avaliações feitas sobre o tema”, analisa Merel, que ainda destaca o espaço, como uma oportunidade para construção de propostas.

Durante o seminário, ocorrerá um workshop que apresentará o novo projeto desenvolvido pelo Formad. Até 2013 o Fórum estará monitorando os impactos ambientais causados pela produção de agrocombustíveis,
principalmente no cultivo de cana-de-açúcar e soja. A coordenadora do projeto, Suzana Lourenço, apresentará os eixos de pesquisa, que são vastos, indo desde questões de plantio sustentável, passando pela
fiscalização do trabalho, usos de agrotóxicos e até sobre os conflitos fundiários.

Aqueles que tiverem interesse em participar do Seminário de Mudanças Climáticas e REDD devem entrar em contato com o Formad até o dia 12 de agosto pelo e-mail merel@formad.org.br ou no telefone (65) 3324-0893.

Confira programação completa aqui.

FONTE: Assessoria de Imprensa do FORMAD

Nenhum comentário: