5 de jul de 2011

Ouvidor da Defensoria Pública de MT quer estreitar laços com Sindjor-MT

O advogado Paulo Lemos, ouvidor da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, visitou o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), ontem (4) à noite, durante reunião ordinária da categoria, interessado em estreitar laços entre as duas entidades.

Lemos, que foi eleito em dezembro do ano passado, colocou a Ouvidoria à disposição para realizar, em parceria com o Sindjor-MT, debates que possam discutir acesso à Justiça e mídia.

O ouvidor destacou que, neste momento, é preocupante a notícia de que 10 comarcas no interior do Estado não vão contar com a figura do defensor. Os jornalistas presentes na reunião ordinária do Sindicato demonstraram a mesma preocupação, lembrando que um dos princípios do jornalismo é garantir direitos e cidadania.

O papel do ouvidor, conforme Paulo Lemos, é fiscalizar o acesso à Justiça. O Sindjor-MT entende que, assim como as ouvidorias, o Conselho Estadual de Comunicação, caso fosse criado, teria a mesma função social, só que em relação à mídia.

Lemos informou que desde a posse vem tentando equipar a Ouvidoria, sem sucesso. Segundo ele, a proposta de estruturação aponta a necessidade de contratação de um estagiário e três assessores, sendo um deles de imprensa, ou seja, um jornalista.

Paulo Lemos concluiu informando que a Ouvidoria da Defensoria do Estado é uma iniciativa nova e está entre as cinco do país (São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Acre e Mato Grosso).

FONTE: Sindjor-MT