DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

1 de jun de 2011

Políticos controlam emissoras de TV e rádio e nomeiam parentes como sócios

O cadastro dos proprietários de rádios e TVs no país, divulgado pelo Ministério das Comunicações, nesta semana, revela que vários políticos e seus parentes são detentores das concessões. Em Mato Grosso, a realidade não é diferente. Veja lista aqui.
Políticos e seus parentes mais próximos aparecem na lista, classificada nacionalmente como "caixa-preta". O mapa contém os donos das 291 TVs, 3.205 rádios e 6.186 retransmissoras comerciais existentes no Brasil.
Entre os deputados federais de Mato Grosso, pelo menos, dois aparecem como donos de televisões. Um deputado estadual, parentes do governador Silval Barbosa (PMDB) e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, (PP) também estão na lista.
O ex-governador e deputado federal Júlio Campos (DEM) é sócio de Amália Curvo de Campos (sua mãe) e de Isabel Coelho Pinto de Campos (sua mulher), na Rádio e Televisão Brasil Oeste (TBO - Canal 8).
Outro deputado federal dono de televisão é Roberto Dorner (PP). Ele aparece como sócio/diretor da TV Rodon (SBT - Canal 5), tendo como sócia Célia Regina Dorner (sua mulher).
A mulher do deputado federal Wellington Fagundes (PR), Marilene de Abreu Fagundes, é sócia de uma empresa de comunicação em Rondonópolis, a Sociedade Radio Clube de Rondonópolis Ltda.
Nessa mesma empresa, aparece o deputado estadual Hermínio Barreto (PR) como sócio/diretor, juntamente com o radialista Antonio Ribeiro Torres e o empresário Carlos Francisco Paniago.
Parentes
A mulher do deputado José Riva, Janete Gomes Riva, é sócia/diretora da empresa de comunicação Gaspar Radiodifusão Ltda., em Alta Floresta (Extremo-Norte de MT). Também aparecem como sócios Ademar Nestor Adams (falecido em outubro de 2010) e João Pedro da Silva.
Mulher e filho de Silval Barbosa, Roseli de Fátima Meira Barbosa e Rodrigo da Cunha Barbosa são donos da Rádio Educadora Nova Geração, em Paranatinga (Norte de MT).
Sem mandatos
O ex-deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT), empresário do ramos de agropecuária e alimentação, é sócio de Olavo Júnior Pivetta na Rádio Regional Centro Norte, de Lucas do Rio Verde (Norte do Estado).
O suplente do senador Jayme Campos (DEM), Osvaldo Sobrinho (PTB), é sócio em duas rádios: a Sociedade Rádio Educadora de Cuiabá Ltda. e a Sociedade Rádio Educadora de Guarantã do Norte Ltda.
Transparência
A lista, que passa a ser divulgada de forma permanente pelo Ministério das Comunicações, é uma reivindicação antiga de várias entidades que tentam fiscalizar a área.
Pela legislação, o político pode ser sócio de rádio ou TV, mas não pode exercer cargo de diretor. A principal crítica é contra o uso das emissoras para alavancar candidaturas e prejudicar adversários.
Essa publicação faz parte de um conjunto de medidas do Governo para combater irregularidades no setor. Entre elas, o uso de "laranjas" para esconder o verdadeiro dono, com o objetivo de venda posterior da concessão.
Esse mapa, segundo o Ministério das Comunicações, será atualizado a cada dois meses.
Fonte: Site MidiaNews (publicado em 1/6, às 10h41 – acessado em 1/6, às 16h10)

Um comentário:

Anônimo disse...

Voces esqueceram de citar que em Sorriso O Deputado Jose Domingos licenciado para ocupar cargo de secretario tambem é dono de televisão. Outro que tambem figura na lista e detem a maior fatia do bolo da midia é o vereador Chagas Abrantes dono da Tv Soriso filiada a record.