15 de jun de 2011

Fotógrafo de MT concorre a exposição internacional

Lucas Ninno concorre com mais 50 profissionais de 17 países latinos

DA ASSESSORIA
O estudante Lucas Ninno, do sexto semestre de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), está entre os 51 selecionados a compor uma exposição no Museo Nacional de Bellas Artes (MNBA), no Chile. A temática da mostra é o cenário atual dos países da América Latina, a partir de um olhar criativo e analítico, utilizando a fotografia.

"Eu sempre gostei muito de desenhar, desde pequeno. Talvez essa facilidade com as artes visuais acabou me levando a trabalhar com a fotografia", conta. A foto com a qual concorre tem como título "Quem não sonhou ser um jogador de futebol?"

A oportunidade surgiu através do concurso Lente Latino 2011 promovido pela Fundação ITAÚ e pela Ley de Donaciones Culturales, do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes, no Chile, com o apoio de parceiros como a Embaixada do Brasil no país. O concurso tem como tema "Toma el pulso a tu país", que objetiva criar um amplo registro fotográfico da atual situação de cada país, além de incentivar e divulgar a criação artística dos participantes latino-americanos que trabalham com a fotografia como um meio de expressão.

Foram selecionadas três fotos de cada país participante. Estão concorrendo artistas e fotógrafos de 17 países da América Continental Central e Sul, de língua hispânica ou portuguesa. São eles: Bolívia, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Brasil.

Além de participar da mostra como expositor, Lucas Ninno também concorre a premiações no valor de US$ 4.000 e US$ 2.000, na conquista pelo primeiro ou segundo lugar, respectivamente. E, ainda, poderá ter a sua foto, junto com as demais, divulgada no em um livro.

"Até então era tudo hobby", diz Ninno sobre a sua profissionalização como artista fotográfico. Constam no seu currículo profissional o primeiro lugar em um concurso mensal, realizado pela National Geographic Brasil, com a foto de "um caubói do nortão de Mato Grosso".

A imagem, intitulada "Que segredos se escondem nos olhos de um homem?", foi publicada na edição impressa da revista. E a mais recente premiação aconteceu em fevereiro deste ano, ao conquistar a segunda colocação na categoria de Esportes no concurso "Pictures of The Year International (POYi)", edição latino-americana, com a foto "Futebol de lama".

Confira as fotos de Lucas Ninno na sua galeria de imagens

Fonte: Mídia News - acessado em 15/06, às 18h02

Um comentário:

Nayara Takahara disse...

Olá pessoal do Sindjor MT

Bom gente quero corrigi-los sobre o título da matéria "Fotógrafo de MT concorre a exposição internacional". Lucas Ninno não concorre a exposição, pois já está confirmada a sua foto na mostra. Ninno só concorre as premiações em dinheiro que serão dadas para o 1° e 2° lugar.

No mais, gostei da matéria.