DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

12 de abr de 2010

Fotojornalismo é tema de palestra em Cuiabá

Ricardo Chaves, editor de fotografia do Zero Hora, falará sobre a edição de imagens no jornal diário

O Prêmio New Holland de Fotojornalismo promove na Universidade Federal do Mato Grosso um encontro com Ricardo Chaves, editor de fotografia do jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS). Com o tema “A edição de imagens no fotojornalismo”, a palestra acontece no dia 15 de abril (quinta-feira) às 19h30, no campus da universidade.

Este encontro faz parte de um ciclo de palestras promovido pelo Prêmio New Holland de Fotojornalismo. O objetivo é levar renomados profissionais do fotojornalismo brasileiro para dividirem sua experiência com estudantes de comunicação e amantes da fotografia, profissionais ou não. O tema central será sempre os limites da edição de imagem dentro do fotojornalismo.

Além de Cuiabá, o ciclo de palestras passará também por Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Londrina (PR), Palmas (TO), Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG).

Sobre o palestrante

Ricardo Chaves iniciou a carreira no fotojornalismo em 1969 trabalhando voluntariamente no jornal Zero Hora, para ganhar experiência. Em 1971 foi contratado pelo jornal e ficou encarregado de fazer as fotos para sucursais de jornais como O Globo e O Estado de São Paulo. Em 1972 foi contratado pelo Jornal do Brasil como fotógrafo correspondente em Porto Alegre. Atuou no JB durante dois anos, quando recebeu o convite para atuar junto às revistas da sucursal da Editora Abril. Em 1981 assumiu a editoria de fotografia da revista Veja na sucursal do Rio de Janeiro. Após 10 anos no Grupo Abril, aceitou o convite da revista IstoÉ, em São Paulo, onde atuou como sub-editor de fotografia e chefe da editoria durante quatro anos. Em 1988 trabalhou na Agência Estado, em Brasília. Em 1991, retornou para São Paulo para estruturar o laboratório de fotografia do jornal O Estado de São Paulo. Depois de um ano, retornou a Porto Alegre e assumiu a editoria de fotografia do jornal Zero Hora, do Grupo RBS.

Prêmio New Holland de Fotojornalismo

Promovido pela New Holland com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo acontece simultaneamente no Brasil e na Argentina. O prêmio reúne em uma exposição imagens feitas por fotojornalistas profissionais. A mostra viaja cidades dos dois países.

Este ano está em sua sexta edição com uma novidade. Além de fotojornalistas brasileiros e argentinos, o prêmio abrangerá ainda profissionais do Paraguai e Uruguai.

Assessoria de imprensa Prêmio New Holland
Eduardo Correia Pinto
(41) 3018-3377 / 9977-1005

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas em que local específico da UFMT?