DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

14 de dez de 2009

Conferência Nacional de Comunicação debate políticas públicas para o setor

Pela primeira vez, representantes de movimentos sociais, organizações empresariais e do poder público se reúnem para discutir políticas de comunicação. A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) começou segunda-feira (14), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento vai até o dia 17, e tem como tema central “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” e desenvolve-se baseado sobre três eixos temáticos: “Produção de conteúdo”; “Meios de distribuição”; e “Cidadania: direitos e deveres”.

A iniciativa reunirá 1.684 delegados de todos os estados e do Distrito Federal, entre eles 10 da delegação de Mato Grosso e contará com mais de 100 observadores e convidados de todo o país que se inscreveram pelo site oficial (www.confecom.gov.br). Mais de 300 jornalistas se credenciaram para cobrir o evento.

No painel sobre “produção de conteúdo”, participam o professor Murilo César Ramos, da Universidade de Brasília (UnB); o jurista Walter Ceneviva, vice-presidente executivo da Band; e o documentarista Silvio Da-Rin, secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura. O painel será mediado pela jornalista Renata Fan.
No eixo sobre “meios de distribuição”, os painelistas são o jornalista Celso Schröder, secretário-geral da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o vice-presidente da Band, Frederico Nogueira; e o advogado Marcelo Bechara, consultor jurídico do Ministério das Comunicações. Na mediação estará o jornalista Samuel Possebom.

O último painel, centrado no eixo “cidadania: direitos e deveres”, terá a participação da deputada Luiza Erundina; do superintendente-executivo da Telebrasil, César Rômulo Silveira Neto; e o jurista e pesquisador José Romão, ex-diretor do Departamento de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça. Na mediação, estará o professor Lalo Leal, da Universidade de São Paulo.

Homenagem -A 1ª Confecom tem como homenageado o jornalista gaúcho Daniel Herz, falecido em 2006, aos 51 anos. Importante líder na militância do movimento pela democratização da comunicação, ele é mais conhecido do grande público por seu livro A História Secreta da Rede Globo (editota Tchê, 1987). Herz foi secretário de Comunicação de Porto Alegre (RS), participou da luta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) pela democratização das comunicações durante a Assembléia Nacional Constituinte de 1988 e fundou e coordenou o Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações (FNDC).

Programação dos painéis

Eixo 1 (Produção de conteúdo):
- Sociedade civil: Murilo César Ramos, professor da Universidade de Brasília
- Sociedade civil empresarial: Walter Vieira Ceneviva, vice-presidente executivo do Grupo Bandeirantes e jurista
- Poder público: Silvio Da-Rin, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura e documentarista
Mediador: Fernando Vieira de Melo, jornalista

Eixo 2 (Meios de distribuição):
- Sociedade civil: Celso Schröder, secretário-geral da Fenaj
- Sociedade civil empresarial: Frederico Nogueira, vice-presidente do Grupo Bandeirantes
- Poder público: Marcelo Bechara, consultor jurídico do Ministério das Comunicações
Mediador: Samuel Possebom, jornalista

Eixo 3 (Cidadania: direitos e deveres):
- Sociedade civil: Luiza Erundina, deputada federal
- Sociedade civil empresarial: César Rômulo Silveira Neto, superintendente-executivo da Telebrasil
- Poder público: José Romão, jurista e pesquisador e ex-diretor do Dejus/Ministério da Justiça
Mediador: Lalo Leal, professor da USP

Programação da 1ª Confecom

Dia 15 de dezembro de 2009
9h às 11h – Credenciamento de suplentes
9h – Palestras internacionais - Gustavo Granero, secretário-geral da Federação Argentina dos Trabalhadores de Imprensa, e Juan Zavattiero, Chefe do Escritório Regional da União Internacional de Telecomunicações (UIT) para as Américas.
10h30 – Painéis simultâneos por eixo temático
12h – Intervalo para almoço
14h – Grupos de Trabalho* (turno I)
19h - Jantar

Dia 16 de dezembro de 2009
9h – Grupos de Trabalho* (turno II)
12h – Intervalo para almoço
14h30 – Plenária final (turno I)
19h - Jantar

Dia 17 de dezembro de 2009
9h – Plenária final (turno II)
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Plenária final (turno III)
16h - Encerramento

* Grupos de Trabalho têm acesso restrito aos participantes

Fonte: www.confecom.com.br

Nenhum comentário: