DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

7 de abr de 2009

Abicalil parabeniza jornalistas pelo 07 de abril


As bandeiras de lutas de cada categoria de trabalhador têm local certo para ecoar e chegar à sociedade, que pode se informar e opinar sobre o que está sendo dito nas páginas dos jornais, nos vídeotaipes da TV ou nos programas de rádio, isso sem falar nas páginas dos sites e blogs. Isso vai dando visibilidade aos trabalhadores, fundamental na luta de classes.

Só uma categoria não consegue expressar suas aflições, agonias e desejos de melhores condições de trabalho, via comunicação de massa, justamente a que trabalha nos veículos de comunicação: os jornalistas.

É fato. Os problemas dos trabalhadores e das trabalhadoras da comunicação são invisíveis nos noticiários, mas nem por isso inexistem. Há reclamações de assédio moral nas redações, atrasos salariais, carga horária excessiva, pressão, salários baixos e tantos outros desrespeitos que colocam sempre o jornalista à prova. Agora, por exemplo, há a ameaça de desregulamentar a profissão com o fim da obrigatoriedade do diploma especifico para exercer o jornalismo, matéria que aguarda decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Agora mais do que nunca a data 07 de Abril, que celebra o Dia dos Jornalistas, precisa ser lembrada, pois apesar de todos os percalços, essa função é importante para a construção de uma sociedade justa, plural e democrática. Em plena era da informação, a proposta de retirar a exigência de qualificação profissional dos jornalistas soa como absurda, pois, na atualidade, em muitos momentos, os meios de comunicação pautam as discussões da sociedade, ajudam a formar opinião sobre determinado tema. As matérias precisam ser sérias e o jornalista deve ouvir e dar espaços a todos os envolvidos nos assuntos tratados para não cometer injustiças, trabalho que, cada vez mais, exige profissionais com alto nível de qualificação técnica, teórica e, principalmente, ética.

Por fim, felicito todos os jornalistas e todas as jornalistas que, sem esquecer dos problemas da categoria, conseguem com ética e responsabilidade transmitir as informações de interesse da sociedade.

Aproveitando a proximidade da Páscoa para os cristãos compartilho trecho do cântico “NOSSA ALEGRIA”, que traz a mensagem da Páscoa de Jesus: Esperança e força para lutar

Vendo no mundo tanta coisa errada,
a gente pensa em desanimar.
Mas quem tem fé sempre está com Cristo
tem esperança e força prá lutar.
Não diga nunca que Deus é culpado,
quando na vida o sofrimento vem.
Vamos lutar que o sofrimento passa,
pois Jesus Cristo já sofreu também
"

Com Abraço fra-terno e militante
Carlos Abicalil
Deputado federal pelo PT-MT e Coordenador da Bancada Federal

Um comentário:

Alberto Anderson disse...

Abicalil,pelamordedeus,chacoalha a SEDUC,pois é inadmissivel que não melhorem a Escola Estadual Arlete Maria da Silva,no bairro Asa Bela,em Várzea Grande!...O Saguas e o Maksues estiveram lá,prometeram,prometeram,prometeram,e nada!Inclusive tem idicação de cobrir a quadra de esporte,indicação do Sérgio Ricardo,e até hj nada!..Grato.Alberto Anderson-VG