DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

12 de nov de 2008

São Gonçalo se retrata em nova nota sobre episódio com repórter-fotográfico

A direção do Colégio Salesiano São Gonçalo emitiu nova nota em relação ao episódio em que um dos seus funcionários, um segurança, agiu de forma truculenta ao abordar o repórter fotográfico do Jornal Diário de Cuiabá, Pedro Alves, no último dia 31 de outubro. Nessa nota, diferente da primeira enviada à redação do jornal, a direção do São Gonçalo diz que “tem conhecimento da qualidade do Sr.

Pedro Alves, um profissional respeitado no mercado e por seus pares”, o que para o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) representa o reconhecimento do erro, apesar disso não estar explicitamente colocado no texto, já que na primeira nota - enviada à redação - o São Gonçalo diz que agiu da forma que agiu por considerar que o Seo Pedro "não apresentava o perfil de um jornalista" e ainda ameaçou entrar com ação no Minsitério público para averiguar "as reais intenções do fotográfo".

Em outro trecho o colégio se compromete a não repetir o erro “A Direção do colégio, independente dos fatos, advertiu a sua equipe para que esse tipo de incidente não ocorra, pois o CSSG preza pelo bom relacionamento com todos os segmentos de nossa sociedade”.

O ofendido, Seo Pedro, informou ao Sindjor que desistiu de entrar com processo judicial contra a entidade de ensino e que se sentiu valorizado com a nota de repúdio divulgada pelo Sindicato dias após o ocorrido, fato que obrigou o São Gonçalo a procurar o trabalhador e lhe pedir desculpas. O Sindjor avalia que o resultado final foi positivo e que mais uma vez cumpre seu papel ao defender os direitos dos trabalhadores da comunicação. Segue a última nota do São Gonçalo: CSSG não apóia cerceamento à imprensa

Liberdade de Expressão e o livre exercício profissional são prerrogativas inerentes à comunicação numa sociedade justa e democrática. A direção do Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG) de Cuiabá acredita e incentiva tais valores, como premissas para os avanços sociais que a população brasileira busca e merece.

Como instituição educadora tradicional de Mato Grosso com 115 anos de história e diante de um recente episódio divulgado no Jornal Diário de Cuiabá, na edição do dia 01/11/08, onde é relatado um desentendimento em frente ao colégio, entre um segurança e o fotógrafo Pedro Alves, do jornal Diário de Cuiabá, a direção do colégio vem a público esclarecer que sempre respeitou todos os profissionais da imprensa colocando-se à disposição sempre que foi solicitada. E que tomou conhecimento dos fatos quando publicados no jornal e, portanto, não autorizou nenhum de seus colaboradores a procederem da forma descrita na matéria. Informa também, que tem conhecimento da qualidade do Sr. Pedro Alves, um profissional respeitado no mercado e por seus pares.

A Direção do colégio, independente dos fatos, advertiu a sua equipe para que esse tipo de incidente não ocorra, pois o CSSG preza pelo bom relacionamento com todos os segmentos de nossa sociedade.

Dessa forma, o Colégio Salesiano São Gonçalo espera ter esclarecido tal episódio.

Um comentário:

Anônimo disse...

O fotografo tinha que ter processado o colegio, quando pesa no bolso, eles dão valor..