DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

28 de out de 2008

Sessão Pipoca à Brasileira

Estudantes do Jd. União assistem documentário “A Terra e o Tempo: vozes do Quilombo”


Exibir filmes brasileiros com conteúdos críticos e fazer o debate com estudantes das turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Este é o objetivo do projeto Sessão Pipoca à Brasileira, que está sendo desenvolvido pelo Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT). Nesta última quinta-feira (23) o projeto foi levado à Escola Municipal Lenine Povoas, no Bairro Jd. União, em Cuiabá.

Mais de 30 estudantes, entre alunos do EJA e do Ensino Médio, assistiram o documentário “A Terra e o Tempo: vozes do Quilombo”, de Sérgio Brito. O documentário retrata a história de resistência das comunidades quilombolas do Quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, sua luta pela retomada e posse definitiva das terras, além da vida comunitária, das festas e da alegria ancestral do povo negro.


Após a exibição do filme, foi realizado um debate sobre o conteúdo do documentário, chamando a atenção para as semelhanças entre a história retratada no filme e o cotidiano dos estudantes e moradores do bairro Jd. União.



Nenhum comentário: