DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

20 de out de 2008

Debate favorece a compreensão sobre a questão do petróleo


O professor Dorival Gonçalves Júnior, doutor em Energia pela USP e professor da UFMT, orienta um debate aberto sobre a questão do petróleo e do capital na próxima quarta-feira, dia 22, às 18h30, no auditório da Adufmat.


Este debate será uma prévia para o seminário marcado para o dia 5, também no auditório da Adufmat, cujo tema é "A descoberta do petróleo em tempos de crise do capital. Qual o papel da classe trabalhadora?"


Tanto o debate quanto o seminário estão sendo articulados pelo Fórum em Defesa do Petróleo/MT, do qual o Sindjor-MT é signatário. O Fórum, por sua vez, está ligado à luta nacional pela manutenção do pré-sal nas mãos do Brasil e não em mãos estrangeiras.


Para o seminário, já estão confirmadas as presenças de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e do Sindipetro/RJ.


Para o professor Dorival, o ponto chave dessa questão é a crise do capital e o papel da energia como elemento para a retomada do processo. "A descoberta do pré-sal coloca o Brasil, e suas bases naturais de elevada produtividade, em posição de destaque no cenário mundial", avalia o professor.

Nenhum comentário: