DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

26 de mai de 2008

I Prêmio de Jornalismo Unic/Sindjor-MT

REGULAMENTO

1. INFORMAÇÕES GERAIS

a) O I Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor-MT tem como objetivo incentivar a produção jornalística de reportagens sobre o papel da educação superior no Estado de Mato Grosso, com vistas a inovação, tecnologia, responsabilidade social e inserção global, focando todas as áreas de conhecimento.

b) Além disso, pretende estimular o desenvolvimento da imprensa mato-grossense reconhecendo e premiando os melhores trabalhos jornalísticos e despertar um olhar crítico sobre o tema.

c) O I Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor-MT será regido pelo presente regulamento, cabendo à Comissão Julgadora a decisão sobre os casos omissos, por consenso ou pelo voto da maioria dos jurados.

2. CATEGORIAS

a) O I Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor-MT tem abrangência no Estado de Mato Grosso e os interessados devem se inscrever nas categorias abaixo, conforme as seguintes especificações:
Jornalismo Impresso
b) Os trabalhos deverão, obrigatoriamente, ter sido veiculados pelo menos uma vez. Apresentar 07 (sete) exemplares originais da publicação na qual tenha sido veiculado o trabalho inscrito ou 07 (sete) cópias da publicação em tamanho original.

Rádiojornalismo

c) Os trabalhos deverão, obrigatoriamente, ter sido veiculados pelo menos uma vez. Apresentar as gravações em 03 (três) CDs.

Telejornalismo
d) Reportagens do noticiário jornalístico diário.e) Documentários ou especiais (com tempo máximo de 15 minutos).

f) Os trabalhos deverão, obrigatoriamente, ter sido veiculados pelo menos 01 (uma) vez. Apresentar 02 (duas) cópias em DVD.

Especial Acadêmico

g) Poderão participar desta categoria acadêmicos do curso universitário de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo – cursando o último ano das instituições de nível superior do Estado de Mato Grosso.

h) Os acadêmicos devem comprovar que estão devidamente matriculados apresentando atestado de matrícula emitido pela instituição a que está vinculado.

i) Os acadêmicos podem concorrer com trabalhos veiculados em rádio, jornal impresso ou telejornalismo.

3. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

a) Comuns a todas as categorias:

- adequação ao tema;
- qualidade editorial (texto, desenvolvimento, abordagem e edição);
- criatividade e inovação (introdução de novas idéias e conceitos);
- serviços e pesquisas de interesse do público alvo;

b) Específicos:

Jornal Impresso: estratégia utilizada e iconografia (qualidade e equilíbrio de fotos e ilustrações)
Rádiojornalismo: qualidade do áudio;
Telejornalismo: Apresentação; qualidade do áudio e da imagem; fotografia e qualidade da trilha sonora;
Acadêmico: recursos audiovisuais

4. INSCRIÇÕES

a) Poderão participar do I Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor-MT os trabalhos veiculados no período de 1º de novembro de 2007 a 31 de outubro de 2008 nos veículos de comunicação de jornalismo impresso, telejornalismo e radiojornalismo sediados no Estado de Mato Grosso, assinados por jornalistas profissionais devidamente registrados no Ministério do Trabalho e Emprego (e associados ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Mato Grosso – Sindjor), em dia com suas mensalidades sindicais e regularmente inscritos por seus autores no período de 02 de junho de 2008 a 31 de outubro de 2008. Os textos deverão ser necessariamente em português, assim como a língua falada nas peças de rádio e televisão.

b) As inscrições deverão ser feitas impreterivelmente até o dia 03 de novembro de 2008, às 18 horas, no campus Beira Rio, Bloco de Saúde II - Departamento de Comunicação e Marketing – DECOM - Avenida Beira Rio, 3100, Jardim Europa- Cbá/MT, e até às 12h na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Mato Grosso (Sindjor), localizado na rua Presidente Marques, 1532 – Bairro Santa Helena, em Cuiabá, aos cuidados da Comissão Organizadora do I Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor-MT.

c) Não poderão participar do Prêmio os membros da Diretoria Executiva do Sindicato dos Jornalistas e os membros da Comissão Organizadora.

d) A autoria dos trabalhos deverá estar sempre autenticada pela assinatura da matéria pela imagem ou pela voz do autor. É obrigatório, na identificação do autor, mencionar o registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego.

e) Em caso de dúvida sobre a autoria dos trabalhos, fica valendo o critério profissional da assinatura imprensa, gravada e/ou sonora. No caso da ausência desta, o autor fará acompanhar sua inscrição de carta do diretor da redação, ou de quem de direito, reconhecendo a autoria. No caso de trabalho em equipe, na ficha devem constar os nomes dos autores.

f) Cada jornalista poderá concorrer com apenas 01 (um) trabalho em cada categoria, exceto na categoria especial acadêmico. Os recortes, reproduções, cópias ou quaisquer outros elementos relativos aos trabalhos concorrentes enviados para inscrição não serão devolvidos, ocorrendo o mesmo com o material fonográfico.

g) As inscrições somente serão aceitas quando acompanhadas da ficha de inscrição devidamente preenchida, devendo constar de forma legível os dados do concorrente. A ficha de inscrição está disponível no site da Unic: www.unic.com.br e no blog www.sindicatodosjornalistasmt.blogspot.com

5. ENVIO DAS INSCRIÇÕES

a) As inscrições serão feitas mediante a remessa do material, ficha de inscrição com todos os campos preenchidos , 1 (uma ) cópia dos documentos do autor (RG, CPF, DRT, atestado de vínculo da empresa onde trabalha (para profissionais) e atestado de matrícula (para acadêmicos) e entregue em envelope lacrado. Os envelopes deverão estar identificados com nome e endereço completo do inscrito.

b) O endereço para envio do material é no Campus Beira Rio – Departamento de Comunicação e Marketing – DECOM - Avenida Beira Rio, 3100 – Jardim. Europa – CEP 78.015-480 Cuiabá/MT, bloco Saúde II ou no Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso – Sindjor, situado à Rua Presidente Marques, 1532 – Bairro Santa Helena – CEP: 78.045-008.

6. PREMIAÇÃO

a). Aos trabalhos indicados pela Comissão Julgadora como vencedores do I Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor-MT serão atribuídos os seguintes prêmios:
Telejornalismo: 01 Notebook mais troféu Radiojornalismo: 01 Notebook mais troféu
Jornal Impresso: 01 Notebook mais troféu
Acadêmico: 01 Notebook mais troféu

b) Fica facultada à Comissão Julgadora a concessão de um diploma de Menção Honrosa, por categoria, para trabalhos que, apesar de apresentarem boa qualidade, não tenham sido premiados.

c) Não serão acatados recursos às decisões da Comissão Julgadora.

d) É de responsabilidade da Comissão Julgadora manter em segredo os resultados até a data da entrega do prêmio.

e) Os resultados serão divulgados no dia 28 de novembro de 2008 em local e horário a serem marcados pela comissão organizadora.

7. COMISSÃO JULGADORA

a) A comissão Julgadora será composta por 07 (sete) membros escolhidos pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de Mato Grosso (Sindjor), entre jornalistas profissionais devidamente registrados no Ministério do Trabalho e Emprego, pessoas de notório saber e/ou representatividade social.

8. OBSERVAÇÕES FINAIS

a) Os casos omissos serão resolvidos pela comissão julgadora;
b) Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3025-4723 - (65) 3363-1013 ou pelo e-mail premiojornalismounicsindjor@unic.com.br

Nenhum comentário: