DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

15 de fev de 2008

Primeira reunião do Coral do Sindjor-MT é marco histórico

"Cantar é mover o dom..." (Djavan)

O grupo que está construindo o primeiro coral do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) se reuniu ontem à noite, quinta-feira (14), na sede do Sindicato, para uma conversa inicial.

A regente Ana Elizabeth, pianista formada pelo Conservatório Brasileiro de Música, que também é professora de filosofia e psicóloga, fez uma dinâmica com os jornalistas que compareceram, sobre o porquê do nome de cada um deles e outras questões envolvendo a identidade, para que comecemos a pensar no nome do grupo coral. Dois surgiram à tona: "Filhos da Pauta" e "Apura Som". Outros nomes poderão ser sugeridos, até que um deles seja escolhido.

Ficou definido também que parentes e amigos de jornalistas podem participar, assim como pessoas que se aproximarem querendo cantar junto. Não tem problema, as portas estão abertas.

Ficou entendido também que o grupo é amador, então não há por que as pessoas ficarem com vergonha de se aproximar. Ninguém ali tem pretensão em ser um novo Pavarotti. Mas sim de usar o canto como uma bela forma de expressão coletiva, que aglutina e sensibiliza.

O repertório começou a ser indicado. Provavelmente o coral começará a ensaiar "Fredoom", música popular cantada por negros em tempos de escravidão, enquanto outros eram açoitados, muito emocionante e forte; "Comportamento Geral", do Gonzaguinha; "Raça" e "Maria Maria", do Miltom Nascimento. E outras, a escolher.

E o grupo já planeja cantar em pontos de ônibus, em hospitais, em eventos do Sindjor e de outras entidades, e nas redações.

Pensa também em uma camiseta, bem bonita, que seja nossa marca registrada.

O coral já tem uma primeira demanda material. Precisa de um teclado. E será conferido dentro da categoria se alguém pode emprestar.

Estiveram na primeira reunião: Johnny Marcus, Keka Werneck, Ângela Jordão, Anderson Pinho e Aline Cubas. Mas já confirmaram que também estão junto no grupo Rose Domingues, Lenita Violatto, Liana Menezes, Thaís Reali, Ednalva Gomes, Raquel Teixeira e Denise Nederauer.

A PRÓXIMA REUNIÃO, JÁ INICIANDO UM ENSAIO, ESTÁ MARCADA PARA O DIA 24 DE FEVEREIRO, DOMINGO, ÀS 17H, E SERÁ TENTADO O ESPAÇO DO CLUBE FEMININO OU MISC. HAVERÁ INFORMES.

Nenhum comentário: