21 de dez de 2007

Nota de Esclarecimento

SINDICATO DOS JORNALISTAS DE MATO GROSSO - Sindjor
Filiado à Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas e à CUT
Gestão “Não Abandone o Gilmar”
Rua Presidente Marques, 1532, Santa Helena-Cuiabá-MT- 78.005.000

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em função das declarações do primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado estadual José Riva (PP), a respeito da conduta de jornalistas que estão lotados na Assembléia Legislativa e não prestam serviço à Casa de Leis, o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor) vem a público repudiar tal conduta e esclarecer que:

- Condena a conduta de jornalistas, e de qualquer outro profissional, que recebem salários de órgãos públicos sem prestar serviço aos mesmos, pois é preciso moralizar o serviço público e acabar com os chamados funcionários fantasmas pode ser o primeiro passo para atingir esse objetivo;

Aproveitamos para esclarecer que o Sindjor:

- Condena a prática de compra de matérias por quem quer que seja, pois a informação, além de ser um direito do cidadão, deve ter como principal objetivo o interesse público;

- Condena a prática conhecida como “verba zelo”, que consiste no repasse de recursos dos poderes públicos aos veículos de comunicação, pois só teremos uma imprensa livre e voltada para o
interesse público se houver independência entre veículos de comunicação e poderes constituídos;

- Condena qualquer prática de chantagem, ameaça ou extorsão que possa ser praticada por jornalistas ou por empresários de comunicação;

O Sindjor-MT exige ainda que, assim como ressaltou na tribuna da Assembléia Legislativa, na sessão plenária do dia 21 de dezembro de 2007, o primeiro secretário José Riva divulgue quais são os jornalistas que se prestam a qualquer um desses tipos de conduta e que recebem salário da Assembléia Legislativa sem prestar serviço à Casa de Leis. É de fundamental importância que essa situação seja esclarecida para que a conduta de tais jornalistas, se assim ficar entendido, seja levada à Comissão de Ética do Sindicato para que a mesma possa tomar as medidas necessárias.

É preciso ressaltar ainda, que as declarações feitas pelo parlamentar atingem toda a categoria de jornalistas, uma vez que não foram citados nomes. Desta forma, o Sindjor considera fundamental o total esclarecimento dos fatos para que tais práticas, repudiadas por esta entidade, não sejam atribuídas à classe em geral.

Keka Werneck
Márcia Raquel
Secretária Geral
Alcione dos Anjos
Tesoureira

Comissão de Ética

3 comentários:

Jonas disse...

Embora a pobreza moral do parlamentar não lhe confere tranquilidade para falar do tema, é necesário que o deputado aponte sim quem são os sanguessugas da imprensa mato-grossense, que desonram o trabalho daqueles que atuam em defesa do coletivo e da informação honesta.

Gesto aliás que deve ser feito também por todos os Poderes, que confundem o dever de homem público de responder ao questionamento da sociedade com sua conta corrente

Não à Verba de zelo, aos fantasmas da imprensa !
Sim ao Jornalismo

Jonas da Silva

Anônimo disse...

Concordo com Jonas da Silva.

D Entertainment disse...

- Xoẹt xoẹt.

Một quyền mang ngăn cản vòng tròn màu sáng phía trước.
dongtam
mu moi ra hom nay
tim phong tro
nhạc sàn
tổng đài tư vấn luật
văn phòng luật hà nội
tổng đài tư vấn luật
thành lập công ty trọn gói
chém gió
trung tâm tiếng anh
Mà khi Nhạc Chí Thu nhìn rõ thân ảnh màu xanh phía sau thì cũng kinh ngạc không thể tưởng tượng được, đằng sau cũng là Nhạc Thành.

- Ám Ảnh Kiếm.

Trong lúc Nhạc Chí Thu còn đang kinh ngạc thì Nhạc Thành áo xanh đã trực tiếp tấn công, đây chính là Nguyên anh bản thể.

Nhìn thấy hai Nhạc Thành biến mất ngay trước mặt của mình, định lực của Nhạc Chí Thu cho dù tốt hơn cũng không nhịn được mà kinh ngạc, quanh thân của hắn lại bố trí một vòng tròn đấu khí phòng ngự.

- Hừ, không gian mở ra, thủ đoạn tàng hình của ngươi không làm khó được ta.

Đột nhiên sắc mặt của Nhạc Chí Thu hiện ra một vẻ lãnh ý, hắn đã cảm nhận được vị trí của Nhạc Thành.

Giống như Hạo Thiên Tháp của Nhạc Thành, Hạo Thiên Tháp mặc dù là vô tận nhưng bất cứ chuyện gì cũng nằm trong lòng bàn tay của Nhạc Thành.